No dia 15 de janeiro de 2018, representantes da FBAC e das APACs, ex-recuperandos, funcionários e voluntários, estiveram presente na Câmara Municipal de São José dos Campos e, juntamente com familiares e amigos, realizaram missa de corpo presente em homenagem ao idealizador do Método APAC e fundador da FBAC, Dr. Mário Ottoboni.
A missa foi presidida por Padre Dimas de Paula Inacio e contou com a presença de Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, representando o Tribunal de Justiça de MG e de Dr. Paulo Antônio de Carvalho, juiz da Comarca de Itaúna/MG.
Durante a homilia Padre Dimas pediu que algumas pessoas dessem seu testemunho sobre a vida e trabalho de Dr. Mário Ottoboni.
Sr. Ubirajara, ex-recuperando da APAC de São José dos Campos , disse: “Tive a felicidade de conhecer Dr. Mário e ser acolhido na APAC. Convivendo com Dr. Mário comecei a acreditar em mim, em Deus e na vida. Dr. Mário nos pegou nas mãos e ajudou. A APAC é obra de Deus. Estamos juntos!”
Dr. Luiz Carlos expressou que: “através da metodologia muitas pessoas voltaram à vida. Nossa gratidão é enorme. Crescemos como seres humanos, descobrindo que muitas pessoas, por acaso, não tiveram as mesmas chances que nós. Dr. Mário nos ensinou o perdão e a misericórdia. Eu e muitos juízes mineiros, nós não somos somente magistrados melhores por conviver com Dr. Mário Ottoboni, mas nós somos pessoas melhores. E Agora, neste momento de despedida, a responsabilidade aumenta muito sobre nós, sobretudo por causa da influência que podemos ter no cuidado com a metodologia das APACs. Doutor Mário foi sonho para nós, por ter a oportunidade de conhecê-lo e é sonho para nós, para deixa-lo vivo.”
Segundo Dr. Paulo: “Dr. Mário vai nos fazer muita falta. Estamos nos sentindo órfãos, de sua pessoa, porque as ideias continuam e, certamente, irão perpetuar, através desse trabalho, que é fundamental para a mudança da sociedade, neste ponto crucial, que é a execução penal. Pedimos a Deus para recebê-lo porque foi um filho de Deus, que agora, quando volta, está deixando para trás um mundo muito melhor do que quando ele nasceu. Isso não é para muitos, mas somente para os escolhidos por Deus para uma missão. Ele realmente abraçou o preso como um irmão. Dr. Mário vá com Deus. Que Deus o acolha no paraíso. Iremos preservar a sua memória e o seu bonito testemunho.”
Sr. Fuzzato, presidente da APAC de São João del Rei disse: “O sentimento que temos é de gratidão. Aprendemos muito com ele. Um grande exemplo de seu trabalho são nossos ex-recuperandos que estão aqui. Sempre dizíamos a Dr. Mário que ele é tão especial, que quando Deus o criou estava namorando. Todos que não puderam vir agradecem muito ao Dr. Mário e desejam que Deus o receba no paraíso. Obrigado Mário, obrigado, obrigado, obrigado por tudo.”
Rinaldo, gerente institucional da FBAC e ex-recuperando expressou o sentimento de todos os membros da FBAC: “Em nome da FBAC faço um agradecimento ao Dr. Mário. Nos sentimos como os discípulos no caminho de Emaús, na caminhada de solidão e frustração, se perguntando: E agora? Ele não está mais aqui. O que iremos fazer? Mas sentimos em nosso coração a certeza de que ele caminha conosco, e o que ele fez irá permanecer. Seu trabalho missionário não pode parar. A FBAC não irá deixar parar. Cada um de nós que está aqui, tem a obrigação de não deixar parar. Muito obrigado Mário. Estamos juntos.”
Padre Dimas concluiu o momento de reflexão e partilha dizendo: “Sou feliz por participar desta obra desde o começo. Devemos levar adiante este trabalho de misericórdia, que é uma obra do novo milênio cristão. Mário nos ensinou que Deus perdoa, que ninguém é irrecuperável. E isso precisa fomentar nossa sociedade que carrega tanto ódio e desprezo pela vida. A misericórdia é o coração do evangelho.”
Ao final da celebração, Padre Dimas convidou todos os ex-recuperandos para ficarem ao redor do caixão e juntos suplicarem a bênção de Deus para Dr. Mário Ottoboni. Aspergindo juntos o corpo de Dr. Mário Ottoboni, significando um batismo para a vida eterna, Padre Dimas concluiu orando: “Pedimos, Senhor nosso Deus, que acolha Dr. Mário Ottoboni e que o permita gozar da alegria eterna na companhia dos anjos e santos.”
A missa de sétimo dia será realizada no domingo, dia 20 de janeiro, às 11 horas, na Paróquia Coração de Jesus, Bosque dos Eucaliptos, em São José dos Campos.
Comments are closed