Em parceria com o Tribunal de Justiça de MG, Programa Novos Rumos, Instituto Minas pela Paz, Fundação AVSI e Tio Flávio Cultural, a FBAC organizou, nos dias 23 e 24 de abril, na APAC de Caratinga, a capacitação para os presidentes da APAC e líderes imediatos.
A capacitação contou com a presença de Dr. Consuelo Silveira Neto, Juiz da Comarca de Caratinga, Dr. Igor Provincialli, promotor da comarca de Caratinga, Sr. Cledovirno Belini, executivo e ex presidente do grupo FIAT, Pr. Vanderlei Miranda, deputado estadual, Flávia do Nascimento, Programa Novos Rumos, Maurílio Pedrosa, gestor do Minas pela Paz, Mônica Silva, representante da AVSI Brasil, Tio Flávio, do Projeto Tio Flávio Cultural, presidentes e gestores imediatos das APACs, Sr. Pedro, do movimento apaqueano na Alemanha, além de representantes das APACs do Rio Grande do Sul, que estão em processo final de implantação para iniciar a administração do CRS sem polícia.
O principal objetivo da capacitação foi proporcionar aos presidentes e gestores uma séria reflexão sobre o momento conjuntural das APACs, sua rápida ampliação, a importância dos parceiros e, sobretudo, a necessidade de uma virada estratégica, tão bem apresentada pelo Sr. Belini e refletida pelos presentes durante os momentos de reflexão em grupo.
Dr. Consuelo, durante sua reflexão, reafirmou a importância salutar de uma parceria forte e estável entre o judiciário, a FBAC e as APACs. Agradeceu imensamente pelo trabalho realizado, aconselhou os presentes a agirem com seriedade, transparência e zelo e reafirmou seu compromisso pessoal com o movimento apaqueano.
Os parceiros acima mencionados puderam expor para os presentes o trabalho já realizado e alcançado ao longo dos últimos anos, contribuindo para cada um perceber a dimensão do movimento apaqueano nos dias atuais. Tio Flávio brindou a todos com uma belíssima reflexão sobre o fortalecimento da marca e sua importância para todo o movimento.
Valdeci concluiu a capacitação refletindo sobre a importância de se consolidar as APACs em Minas Gerais, que hoje se tornaram referência para o Brasil e todo o mundo. Segundo Valdeci esta consolidação passa por 3 elementos: 1. Construção e revitalização dos Centros de Reintegração Social (CRS). 2. Fortalecimento da parceria de custeio com o Estado; 3. Aprimoramento da disciplina, segurança e aplicação da metodologia. Ao final convidou cada APAC para refletir sobre os problemas existentes em sua APAC a fim de buscar alternativas concretas de superação.
A FBAC agradece à todos da APAC de Caratinga: diretoria, voluntários, recuperandos, juiz e promotor da comarca, e a todos que participaram desta capacitação, esperando que tenha sido profícua para a consolidação das APACs. Estamos juntos!
Comments are closed