O Seminário sobre a metodologia da APAC, voltado para capacitação de voluntários aconteceu na cidade de Pato Branco – PR nos dias 20,21 e 22 de Outubro do presente ano. Somos gratos a todos os voluntários que participaram do curso. Voluntários são verdadeiros transformadores sociais. Somos gratos ao inspetor da FBAC Wellington Silva, que dirigiu os trabalhos com competência e conhecimento. Nossos agradecimentos à FBAC por sempre disponibilizar instrutores magníficos e apóstolos do ideal apaqueano, como o instrutor Wellinton que por sua presença de espirito e iluminação, ousamos chamar de pescador de homens!
Nossa gratidão se estende à AVSI Brasil por apoiar esse trabalho e proporcionar a nós patobranquenses, a oportunidade de participar deste curso. Em simples palavras e de forma poética, podemos dizer que o curso para voluntários tem como objetivo maior levar o conhecimento sobre a APAC, como nos diz Dr. Mário Ottoboni, “As coisas só tem significado quando as conhecemos” Dizemos isso, pois na atual sociedade onde as pessoas encontram-se totalmente alienadas ao outro e distantes até mesmo de seu próprio núcleo familiar e afetuoso, como podemos esperar que venham visitar e auxiliar o irmão que se encontra preso?! Torna-se necessário criar laços entre os voluntários e as pessoas condenadas, isso leva tempo e dedicação, que não faltaram na presente jornada.
Cativar é uma arte, realizar esta ponte e possibilitar tornar a todo individuo que compartilha do mesmo propósito, qual seja, “amar ao próximo” em alguém mais do que importante e essencial a missão de recuperar, ganhar um voluntário para uma APAC é ganhar um amigo que é a força vital para todo o trabalho realizado dentro dos Centros de Reintegração Social das APACs, possibilitando assim a oportunidade de recuperação do homem privado de liberdade.
Com dias intensamente chuvosos, fomos agraciados com a demonstração da providência divina, que colocou em teste todo o grupo envolvido no curso, e provou que a APAC é obra de Deus, sempre poderá contar com um grupo de voluntários firmes e determinados, frutos deste seminário de estudos, superando nossas expectativas.
O presente curso, não apenas apresentou explanações profundas e conhecimentos, testemunhos acerca do Método Apac, mas também nos trouxe a vivência e a importância da persistência no ideal de humanização da pena, que se concretiza a cada dia na luta de todos os irmãos e irmãs apaqueanos e principalmente no trabalho dos voluntários que fizeram nascer no cárcere a esperança para a recuperação de pessoas desesperançadas e despedaçadas.
Neste sentido, entendemos que auxiliar na recuperação/ressocialização trata-se de um trabalho artesanal, possibilitar e dar meios para que o indivíduo se torne responsável pela sua própria recuperação e pela recuperação do próximo é o que difere o método de todo o sistema.
Equipe da APAC de Pato Branco.
Estamos Juntos!
Comments are closed