Na última quarta-feira, 19, a Apac Frutal sediou o 1º Festival da Canção Prisional. O evento foi idealizado a partir do convite da Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais por meio da Diretoria de Ensino e Profissionalização para participar do 1º Festival da Canção Prisional – o “FESTIPRI” – com o tema “Refletir Para Humanizar Por Intermédio da Musicalidade.”
Com o intuito de facilitar na escolha de uma canção, a Apac de Frutal realizou internamente o festival com a finalidade de escolher a melhor música que representará a unidade em nível regional. O evento foi organizado pela coordenadora pedagógica, Andrea Ribeiro, e contou com a participação da diretoria, funcionários e demais convidados
Os jurados Maria José Lacerda (integrante da diretoria), Jader Sabino (Secretário Municipal de Recursos Humanos e ex-integrante da diretoria da Apac Frutal), Gabriela Amorin (musicista e estudante de jornalismo), Pablo Barcelos (músico e Assessor de Comunicação da UEMG Frutal) e Edmar Reis (musicista) tiveram a tarefa de avaliar os seguintes critérios: letra, música, originalidade, tema, desenvoltura no palco, interpretação/expressão, voz/afinação e interação com a plateia.
Apesar do pouco número de participantes, o evento alcançou o objetivo de valorizar e contribuir para a reinserção social dos recuperandos por meio de suas habilidades artísticas, trabalhar a autoestima, o senso de responsabilidade, o comprometimento e a criatividade dos recuperandos.
Após a apresentação dos 4 recuperandos inscritos e dos jurados Gabriela Amorin, Pablo Barcelos e Edmar Reis as notas dos quesitos avaliados foram contabilizadas pela organizadora do evento chegando a um empate técnico entre dois recuperandos. Em caso de empate, como previa o regulamento, o quesito responsável pelo classificação seria o da letra/composição e sua pertinência quanto ao tema do festival exigido. O uso do critério consagrou como vencedor o recuperando do regime fechado Sidney Aparecido Ferreira com a letra “Testemunho de Duas Vidas.”
Abaixo, segue a ordem de classificação dos participantes:
1º lugar – Música: Testemunho de Duas Vidas. Compositor: Sidney Aparecido Ferreira. Intérpretes: Sidney Aparecido Ferreira, Vanderson Vieira, Márcio França e Alan Kardec.
2º lugar – Música: Vou Além. Compositor: Raphael Soares Queiroz. Intérpretes: Raphael Soares Queiroz, Marcio França e Vanderson Vieira.
3º lugar – Música: Humanidade Divina. Compositor: Diogo Rafael Ramos. Intérpretes: Diogo Rafael Ramos, Valderício Andrade Silva, Anderson Silva Celestino e Flavio Julião Marques.
4º lugar – Música: Não somos Diferentes. Somos Filhos de Deus Pai. Compositor: Rodrigo Oliveira Silva. Intérpretes: Rodrigo Oliveira Silva, Alan Kardec e Sebastião Paulo.
Comments are closed