A FBAC, em parceria com a Diretoria de Ensino e Profissionalização da Secretaria de Estado de Defesa Social, realizou no último dia 18/07/16, o 1º Encontro “Roda de Conversa” sobre Ensino e Profissionalização nas APACs.
Estiveram presentes 44 representantes de 27 APACs, além de parceiros convidados. Foi registrado um público de 62 pessoas, que dedicaram este dia, visando o fortalecimento das ações na educação de recuperandos que cumprem pena na APAC.
De acordo com a avalição, o Encontro “Roda de Conversa” foi positivo, visto que, o objetivo é dar visibilidade ao trabalho e criar uma Rede de Comunicação Integrada, entre APAC, DEP/SEDS, FBAC e parceiros envolvidos na educação básica, educação superior e educação profissional de recuperandos. Sendo este, mais um passo importante para aprimorar o trabalho que vem sendo realizado, com resultados expressivos.
Atualmente 1100 recuperandos estudam o ensino básico, na modalidade do 2º endereço da Escola Estadual dentro das 27 APACs de Minas Gerais, cuja meta é expandir em outras APACs que buscam recurso para construção de salas de aula.
No ensino superior 100 recuperandos cursam a modalidade EAD, em parceria com a FEAD, que oferece os cursos de Administração, Turismo, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Já para o próximo semestre, foram matriculados 54 recuperandos. Serão portanto, 154 recuperandos na faculdade, além de cursos de idioma pela UAITEC instalada na APAC de Nova Lima.
Na Educação Profissional, vários recuperandos são qualificados por meio de cursos técnicos, ofertados por instituições do Sistema S (SESI, SENAI, SENAC) em parceria com o Instituto Minas Pelas Paz, como também pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Somente este ano, 296 recuperandos foram certificados em cursos profissionalizantes, realizados dentro das unidades de APAC. E até o final do ano, estão projetadas novas vagas, com estimativa de 578 cursos na modalidade de Escola Móvel.
Com isto, a proposta é contribuir com a aplicação da METODOLOGIA APAC, que prevê a educação no contexto da Valorização Humana, como forma de preparar a pessoa privada de liberdade à reinserção social.
Por Eleni Andrade (Inspetora de Metodologia Fbac)
Comments are closed