Juntamente com Júlia Tolentino, analista de projetos da AVSI Brasil, o gerente de metodologia da FBAC, senhor Roberto Donizetti(Beto), realizou uma visita às APACs do Paraná, nas cidades de Barracão e Pato Branco. A visita foi financiada pela União Europeia através do projeto “Superando Fronteiras”. Beto, em entrevista à redação FBAC, nos fala sobre sua visita ao Paraná.

Redação: Beto, qual foi o objetivo desta visita ao Paraná?

Beto: Foi muito importante esta visita, que teve o objetivo de contribuir para o aprimoramento da aplicação da metodologia APAC naquele estado e fortalecer o movimento das APACs, dando uma direção clara para as APACs que estão em processo de implantação.

Redação: Como você percebe a presença das APACs no Paraná?

Beto: Hoje existem 33 APACs já constituídas no Paraná. Duas APACs já administram um Centro de Reintegração Social (CRS), que são as APACs de Barracão e Pato Branco, porém até o final do ano, provavelmente, haverá umas 10 APACs administrando um CRS. Estamos muito felizes por este crescimento e desejamos que o movimento das APACs se fortaleça mais a cada dia.

Redação: Para você, qual o motivo deste êxito das APACs no Estado do Paraná?

Beto: O Estado do Paraná está muito empolgado com a implantação das APACs. Percebemos um grande envolvimento da sociedade civil neste projeto, além da forte colaboração dos poderes executivo, legislativo e judiciário. É notório o comando da Juíza Branca Bernardi da APAC de Barracão. Ela é nossa luz forte no Estado do Paraná. É uma juíza dinâmica que tem no sangue a APAC. Sem perceber, ela leva a APAC, de uma maneira singela e simples, para todo o estado do Paraná. Cada visitante que conhece Dra. Branca, sua equipe e a APAC de Barracão realmente se empolga e decide levar a APAC para sua cidade. Também ressaltamos a colaboração de Dra. Daniela em Pato Branco que tem nos ajudado muitíssimo naquela comarca.

Redação: Como a FBAC pode contribuir para o Estado do Paraná?

Beto: Eu volto do Paraná preocupado porque cuidar de uma APAC não é fácil. Vejo que o estado do Paraná é um estado diferenciado pelo comprometimento com a APAC e decisão em implantá-la nas comarcas, porém necessitamos dar um segundo passo. É urgente fazer um convênio entre o Estado do Paraná e a FBAC para implantar uma sub sede da FBAC no Paraná, como já acontece no Estado do Maranhão. Desta forma a FBAC poderá liberar algumas pessoas a fim de acompanhar e dar assistência às APACs daquele estado. Não podemos mais esperar para dar este passo, que é imprescindível para a consolidação das APACs naquele estado.

 

Categories:

Tags:

Comments are closed