Foi realizado no período de 27 a 29 de novembro/2015, o “I Seminário de Estudos do Método APAC”, na comarca de Cascavel – Paraná. Na oportunidade um excelente público pode demonstrar o grande comprometimento da sociedade de Cascavel, em torno da implantação do método APAC.
A cerimônia de abertura contou com a participação de diversas autoridades, entre elas juízes, promotores, representantes dos poderes municipais executivo, legislativo e judiciário. Deputados estaduais, Diretoria do DEPEN Estadual e a grande presença do Desembargador Paulo Vasconcelos – Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná.
A FBAC se fez presente através do Secretário Executivo da Entidade, Rinaldo Cláudio Guimarães.
O evento foi abrilhantado com a apresentação musical da Banda formada por jovens privativos de liberdade que cumprem pena na PIC – Penitenciária Industrial de Cascavel. Na sequência diversos pronunciamentos demonstraram o compromisso da sociedade, como um todo, no processo de implantação da APAC de Cascavel e em outras comarcas do estado do Paraná.
O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, em seu pronunciamento, enfatizou o apoio institucional do TJPR no tocante à implantação de dezenas APACs em todo o estado, ressaltando que o método APAC tem se mostrado a solução para o problema prisional do Brasil e do mundo.
Ao final da cerimônia de abertura, o representante da FBAC, Rinaldo Guimarães teceu algumas palavras sobre a Participação da Comunidade na execução penal e, consequentemente, na implantação da APAC, encerrando sua fala com seu testemunho de vida.
Dando sequência ao seminário, nos dias 28 e 29 de novembro, o Secretário Executivo da FBAC, Rinaldo Guimarães, ministrou um curso sobre o método APAC para cerca de 80 pessoas, entre elas juízes e promotores, que atentamente, não só ouviram como também participaram colocando questões até então duvidosas e que, prontamente, foram esclarecidas.
Como prova do bom resultado do Seminário, além de Cascavel, a comarca de Toledo/PR manifestou interesse em implantar a metodologia APAC, já iniciado os trabalhos de registro da entidade, estatuto e conquista de imóvel para futura instalação da APAC.
Não resta dúvida que o Estado do Paraná, em 2016, se colocará em posição de vanguarda na implantação da metodologia APAC.
Minas Gerais, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e dezenas de outros estados juntos na busca de uma sociedade melhor.
Estamos Juntos!!!

Comments are closed