A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Alfenas e a Apac de Alfenas – por meio do setor psicossocial, firmaram uma parceria para desenvolver o projeto “Xeque Mate, rompendo os limites da sociedade”.

O projeto, idealizado pelo enxadrista profissional, Ronaldo Lopes, e apoiado pela Secretaria de Esporte, tem entre os seus objetivos alcançar um número razoável de interessados pela prática enxadrística na Apac, potencializando os aprendizados e viabilizando um aprimoramento do meio tático, psicopedagógico, esportivo, social e dos relacionamentos pessoais de cada aluno/recuperando.

Para dar início ao projeto, esteve na Apac o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer– Fabiano Thamiett, a superintendente de Esporte – Zulmira Albergaria, o enxadrista e instrutor – Ronaldo Lopes, o presidente da Apac – José Eduardo Silvério, entre outros convidados.

A assistente social Denise Prado, reuniu os recuperandos do regime fechado no refeitório, onde puderam participar de uma pequena palestra. Os parceiros deste projeto falaram sobre os benefícios de se praticar o xadrez e novas parcerias que serão seladas, assim que a nova sede da Apac estiver pronta.

Ficou firmado que o projeto “Xeque Mate” seria iniciado no regime fechado e, em breve, será estendido aos outros regimes. A secretaria de Esporte doou para a Apac, os tabuleiros e peças de xadrez que ficaram sob a responsabilidade do CSS (Conselho da Solidariedade e Sinceridade) da Apac.

Para o enxadrista, Ronaldo Lopes, além do aspecto esportivo, tal projeto será utilizado como um meio de essencial interação entre os alunos envolvidos, possibilitando vislumbrar um mundo além daquele no qual se vive o cotidiano. Ainda, segundo o instrutor, “a prática promissora do xadrez denota um exercício cerebral fortemente ligado ao crescimento e desenvolvimento individual e coletivo de instituições em todo o país, e será uma nova conquista para a Apac de Alfenas”

As aulas de xadrez acontecem as segundas e sextas-feiras, no período de 16 às 17 horas, podendo ser prorrogado, após as primeiras aulas teóricas e práticas.

Categories:

Tags:

Comments are closed