A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Ituiutaba inaugurou na tarde da terça-feira, 16, seu auditório multifuncional, contando com diversas autoridades da Justiça do Estado de Minas Gerais, entre elas o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o corregedor geral de Justiça do Estado, desembargador Antonio Sérvulo dos Santos e, o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e, vice-presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça, Hebert José Almeida Carneiro.
O encarregado de tesouraria da APAC, Rodrigo Bernardes Freire disse que esse auditório é mais uma conquista da APAC, no intuito de recuperar aquelas pessoas que estão em cumprimento de pena em regime semiaberto da comarca de Ituiutaba.
O auditório, segundo Rodrigo Freire, foi construído através de recursos disponibilizados pela justiça local, por meio de uma parceria com a APAC, que irá possibilitar a execução de algumas atividades fundamentais para a recuperação daqueles que ali se encontram, ou seja, a partir de janeiro de 2015 o auditório receberá uma escola com cursos profissionalizantes no período da tarde, e no período noturno haverá um trabalho espiritual, através de grupos católicos e evangélicos. O objetivo é fazer com que o recuperando tenha uma atividade dentro da APAC, tenha uma profissão, para que possa sair com a cabeça erguida e não voltar a cometer novos crimes, seguindo uma carreira profissional, levando assim benefício para a sociedade como um todo.
“Sonhar é preciso, podemos construir uma nova história, com mais igualdade e justiça social, reduzindo os índices de violência e criminalidade. E, quando a condenação for necessária , também é possível punir de forma justa, com o devido respeito a dignidade da pessoa humana, com amor e espirito solidário . O método APAC atesta que é possível , sim, a ressocialização dos apenados e a diminuição drástica da reincidência do crime”.
Desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes,
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
*Com a colaboração de jornaldopontal.com.br

Comments are closed