No final de maio, uma empresa do ramo têxtil instalou unidade produtiva dentro da APAC de Pirapora (MG), onde ocorreu o curso de costura industrial com recuperandos. A nova unidade fará parte da cadeia produtiva da empresa, onde serão produzidas peças de confecção.

Alguns recuperandos formados no curso de costura industrial trabalharão nessa unidade produtiva. “A intenção é aproveitar a mão-de-obra qualificada e dar oportunidade aos recuperandos para aprimorar o conhecimento adquirido no curso de iniciação profissional”, comenta Déborah Amaral, coordenadora do projeto Além dos Muros, iniciativa realizada pela AVSIe parceiros para fortalecer as APACs.

A FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados conta com parceiros para que cursos de iniciação profissional sejam realizados no interior das unidades prisionais.

É o caso dos cursos na área de construção civil e vestuário, desenvolvidos com o apoio da AVSI, por meio do projeto Além dos Muros, e também do Instituto Minas Pela Paz, do SESI e do SENAI.

Em Pirapora, o curso de costura industrial, com 80 horas, foi ministrado pelo SESI e SENAI e contou com a participação de 40 recuperandos dos regimes fechado e semiaberto.

De modo semelhante, na APAC do município de Januária (MG), ocorreu a formação de 80 horas para 42 recuperandos, que foram qualificados para trabalhar na área de construção civil (encanador). Em parceria com a prefeitura, a APAC liberará alguns recuperandos que participaram do curso para trabalhar em obras públicas na cidade.

Até janeiro de 2015, estão previstos mais sete atividades relacionadas à qualificação profissional em APACs de Minas Gerais, no âmbito do projeto Além dos Muros.

Fonte: avsibrasil.org.br

Categories:

Tags:

Comments are closed