O papa Francisco nomeou, na manhã desta quarta-feira (26), o monsenhor José Carlos de Souza Campos como novo bispo para a diocese de Divinópolis, cargo que se encontrava vago desde o dia 1º de agosto de 2011. O bispo é natural de Itaúna e já administrava a diocese de Divinópolis, desde 2012.
Monsenhor José Carlos estudou filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte e teologia no Instituto Dom João Rezende Costa, também na capital mineira. Recebeu ordenação presbiteral em 30 de maio de 1993 e fez mestrado no curso de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (2000-2002).
Ao retornar à diocese, foi professor de Filosofia no Seminário Diocesano e de Ciências da Religião no curso de pós-graduação em Divinópolis, pároco da paróquias Sant’Ana de Itaúna e da catedral de Divinópolis, administrador da paróquia São Judas Tadeu. Foi também chanceler e vigário geral da mesma diocese. Foi, ainda, representante diocesano dos sacerdotes, membro do Conselho de Formadores, do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese. Ele também atuou na área de formação dos leigos nas escolas de Teologia da diocese e no Centro Franciscano de Formação e Cultura, em Divinópolis.
A cerimônia de Ordenação Episcopal de Monsenhor José Carlos deverá acontecer no dia 25 de maio, às 16 horas, em Divinópolis, na Catedral do Divino Espírito Santo. Ele escolheu essa data pela proximidade com a festa mariana de Nossa Senhora Auxiliadora. Ordenação e posse, necessariamente, não precisam acontecer juntas. Mas, por diversos motivos, Monsenhor José Carlos preferiu que fosse assim. Dom Walmor, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, deverá ser o ordenante principal. Ele, na condição de Bispo Metropolitano é quem deverá dar a posse canônica ao novo bispo. Dom José Belvino e Dom Tarcísio também farão parte da cerimônia. Monsenhor José Carlos disse que optou pela cerimônia num domingo para facilitar a participação de todos.
Quando pároco em Itaúna, participou ativamente no dia a dia da APAC, em Jornadas de Libertação com Cristo, celebrações, atendimento a recuperandos e retiros espirituais com funcionários e voluntários. A FBAC saúda e parabeniza o grande amigo. Que Deus o abençoe.
Comments are closed