Como parte da programação do Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura Mineira, promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, aconteceu no dia 3 de abril, a visita de 96 novos juízes à APAC de Itaúna. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor executivo da FBAC Valdeci Ferreira, pelo presidente da APAC Cléber Israel, pelos desembargadores Joaquim Alves de Andrade e Jarbas Ladeira e pelo juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, coordenadores do Programa Novos Rumos, pelo promotor de justiça e também cooperador do Programa Novos Rumos Franklin Higino Caldeira, pelo juiz de direito de Itaúna vice-presidente da FBAC Paulo Antônio de Carvalho e pelo promotor de justiça de Itaúna Renato Boechat.

Os novos magistrados tiveram a oportunidade de conhecer a história da APAC desde os seus primórdios em São José dos Campos, do trabalho realizado pelo Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça e acompanhar in loco o dia a dia de uma APAC. 

Em sua fala, o juiz Paulo Antônio de Carvalho disse que entendeu a passagem bíblica “estive preso e me visitaste” depois que conheceu a APAC: ” A APAC, cuja filosofia se baseia na disciplina, no amor e na confiança, nos chama para a verdadeira fraternidade e solidariedade.” O membro do Ministério Público Franklin Higino ressaltou que “a pena tem sim seu caráter punitivo, mas o primordial é a reinserção social, e isso a APAC sabe fazer.”

Ao final, alguns visitantes puderam expressar a impressão que tiveram da APAC: “O que vocês têm aqui é uma coisa impressionate, fora da realidade, parece um sonho. Para onde quer que eu vá quero levar este projeto comigo.” “Entre vocês e nós não há diferença nenhuma. Somos todos humanos.” “O sucesso da APAC é mérito de vocês recuperandos. Exemplo de responsabilidade e compromisso.”

Que Deus ilumine essas pessoas, para que sejam instrumento de Sua vontade nesta nobre causa, que é a recuperação do irmão que errou.

Clique aqui e confira a matéria realizada pela TV Cidade de Itaúna.

Categories:

Tags:

Comments are closed