Com o objetivo de verificar o nexo entre a atuação e o escopo que move a AVSI no Brasil e de refletir sobre o modo como a organização contribui para desenvolver pessoas por meio dos projetos, foi organizado o Comitê Técnico Operacional (CTO), em Salvador, nos dias 12 e 13 de março.

O tema do encontro foi a frase de Julián Carrón: “Um olhar sobre o eu, um olhar sobre o outro”, que expressa a proposta de refletir sobre o próprio trabalho tendo como ponto de partida o olhar sobre o humano.

Cerca de 80 pessoas participaram do evento, entre elas, colaboradores da AVSI no Brasil e na Itália, colaboradores da Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), parceiros institucionais e convidados.

O tema do painel sobre direitos humanos, um dos setores de atuação da AVSI no Brasil foi a relação entre o sistema prisional brasileiro e a experiência da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) – entidade civil dedicada à recuperação e reintegração social de condenados a penas privativas de liberdade. Desde 2011, a AVSI contribui com o fortalecimento das APACs por meio do Projeto Além dos Muros.

De acordo com Gianfranco Commodaro, diretor da Fundação AVSI em Belo Horizonte, nas APACs, a realidade é bastante diferente do sistema prisional comum. Segundo ele, considerando a situação de Minas Gerais, um preso do sistema penitenciário convencional custa do Estado cerca de R$2.800 por mês, enquanto um recuperando APAC custa R$900. Além disso, o percentual de reincidência é outro fator de contraste: 8,5% entre os inseridos numa APAC e 85% entre os presos comuns.

Embora exista há 40 anos, “a APAC não é um modelo pronto e acabado, mas é uma alternativa viável ao caótico sistema prisional. Ela nasce como uma luz de esperança aos clamores que saem do cárcere”, afirmou Valdeci Ferreira, diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

Confira a matéria na íntegra clicando aqui.

 

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X