O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba firmou no último dia 22 de Fevereiro de 2013, com Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Ituiutaba, uma parceria para a oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec/Bolsa-Formação Trabalhador aos seus recuperandos.
Criado no ano de 2011, o Pronatec é um programa do Governo Federal que tem como objetivo oferecer cursos de educação profissional a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania. Dentre as iniciativas do Pronatec está a Bolsa-Formação Trabalhador, cujo objetivo é promover a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas, gratuitamente.
Para consolidar o fortalecimento e integralização da qualificação profissional dos recuperandos da APAC foram pactuados incialmente (novembro de 2012) quatros cursos FIC, a realizar-se durante o ano de 2013. Os cursos que serão ofertados são: Açougueiro, Eletricista Industrial, Eletricista de Automóveis e Padeiro Confeiteiro. Além desses, o Pronatec IFTM – Campus Ituiutaba firmou o compromisso de também ofertar o curso de Eletricista de Linhas Elétricas de Alta e Baixa Tensão.
Os cursos acontecerão na sede da APAC nos períodos matutino e vespertino, a partir de março. Neste primeiro semestre serão ofertados os cursos de Eletricista de Linhas Elétricas de Alta e Baixa Tensão (300h) e o Eletricista de Automóveis (160h). Os demais cursos acontecerão no segundo semestre de 2013.
Espera-se com a parceria IFTM/APAC a devida qualificação dos recuperandos, o aumento das oportunidades educacionais e a inserção dos mesmos em mercados trabalhos crescentes e cada vez mais competitivos, e também o estreitamento de relações entre tais instituições para realização de outros projetos e/ou programas sociais.

Comments are closed