Foi realizado, nos dias 9 e 10 de março, no Centro de Reintegração Social da APAC de Pouso Alegre/MG, o 5º Curso para Administradores das APACs, direcionado aos presidentes, encarregados de tesouraria e oficinas, e líderes emergentes, com o objetivo de profissionalizar ainda mais a gestão das APACs.

Enéas Melo, representando o Instituto Minas Pela Paz (IMPP), apresentou resultados dos cursos profissionalizantes realizados nas APACs, por meio do Pronatec Prisional, através do Senai e Senac, além do plano de ações para o ano de 2015. Rinaldo Guimarães ministrou a palestra “Gestão, Liderança e Ética”, e Denio Marques, coordenador do programa “A Viagem do Prisioneiro” apresentou o projeto aos participantes.

O subsecretário de Inovação e Logística do Sistema de Defesa Social (SULOG), e seu chefe de gabinete, Major Waldemiro Almeida, estiveram presentes no primeiro dia do evento. O subsecretário, que já conhecia o trabalho das APACs por ter trabalhado na coordenação da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, iniciou sua fala transmitindo um abraço fraterno a todos em nome do secretário Bernardo Santana, que não pode comparecer devido a compromissos com o governador Fernando Pimentel, e garantindo que essa nova gestão dará todo o apoio necessário para que o trabalho das APACs continue sendo desenvolvido. Seu chefe e gabinete, Major Almeida, disse que em 30 anos como policial conheceu muito bem o sistema prisional convencional, oposto do trabalho apaqueano, que é um trabalho que caminha muito mais pela luta, esforço e amor do que por outros fatores. “O meu respeito a todos vocês. Depois do que aqui vi, posso dizer que a partir de hoje sou defensor das APACs. Parabéns!”. Ao final da visita, cada um recebeu um mosaico feito pelos recuperandos da APAC de Pouso Alegre. O subsecretário disse que aquele trabalho será colocado na parede de sua sala, como a representação simbólica de que ali, as portas estarão sempre abertas para as APACs.

No segundo dia de curso, os participantes puderam participar de duas oficinas distintas: Administração de Convênios, coordenada por Matheus Cunha, diretor de Políticas de APACs e Co-gestão, Camila Aniceto Oliveira, diretora de Contratos e Convênios, Anderson Antônio Duarte, coordenador de Contratos e Convênios, e pelos servidores Silvânia Alves, Matheus Prates e Freitas e João Paulo Oliveira, e da oficina Empreendedorismo Social nas APACs, ministrada pela equipe da APAC de Pouso Alegre.

Nilmário Miranda, grade apoiador das APACs e que conhece o sistema prisional pelo lado de dentro, como preso político, também esteve presente, para levar uma palavra de apoio e esperança: “a APAC está mostrando o caminho, e é obrigação nossa ajudar a fazer acontecer.” Outra presença ilustre, foi a do idealizador do Método APAC, Mário Ottoboni, que fez questão de comparecer, e ministrar uma belíssima palestra.

O 5º Curso para Administradores das APACs, que contou com 73 participantes, das APACs de Alfenas, Arcos, Campo Belo, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Frutal, Itaúna (masculina e feminina), Ituiutaba, Lagoa da Prata, Manhuaçu, Minas Novas, Nova Lima, Paracatu, Passos, Patrocínio, Perdões, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria do Suaçuí, São João del Rei (masculina e feminina), Sete Lagoas, Uberlândia e Viçosa, localizadas em Minas Gerais, além da APAC de Cachoeiro de Itapemirim (ES), e das APACs de Pedreiras e São Luís (MA), foi uma realização da FBAC, com apoio da APAC de Pouso Alegre e do Programa Novos Rumos do TJMG.

Clique aqui para conferir o álbum de fotos do evento.

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X